Agradeço a sua pergunta. Para responder à sua pergunta será conveniente saber em que lugar da Terra é que o amigo está.
Em geral, indica-se o aspecto do céu observável em determinada data e a determinada hora, evidenciando as constelações acima do horizonte nessas condições (e indicação das posições dos planetas). Tem assim informação sobre as estrelas mapeadas até, digamos a magnitude 4,5 ou 6 ou coisa parecida.
Conhecendo essa parte do céu que está nesse momento e nesse local acima do horizonte, a consulta de um Atlas do Céu dar-lhe-á uma representação "mais funda" do que é observável nessas regiões celestes.
Mais funda significa magnitudes aparentes maiores, quer para estrelas quanto para galáxias, nebulosas, e enxames de estrelas.
Em função dos dados que indique, podemos especificar mais.
Quanto à observação de galáxias , nebulosas e enxames de estrelas (os chamados objectos do céu profundo), o sucesso dessa operação, e o grau de satisfação assim conseguido, dependem de três factores: 1- da sua experiência observacional; 2- da baixa poluição luminosa; 3- da abertura do telescópios de que dispõe.
Várias galáxias, por exemplo, são observáveis com um binóculo. E algumas até detectáveis a olho nu, se o local for bom (muito baixa poluição luminosa), se souber onde esses objectos se localizam no céu e se tiver algum experiência de observação e conhecimento do céu nocturno.
Pode começar por aqui:
http://apaaweb.com/v2013/index.php/14-apaaweb/apaaweb/1-ceuhoje
Mas posso dar-lhe muito mais informação.
Guilherme de Almeida
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos