O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua é aprox. 3500 km. Portanto, o diãmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar. Mas o Sol também está cerca de 400 vezes mais longe de nós do que a Lua.
Desta coincidência espantosa resulta o facto de ambos os astros, vistos da Terra apresentarem o mesmo tamanho aparente** : cerca de 0,5º. Mas estes valores variam ligeiramente, no caso do Sol e no caso da Lua, como veremos a seguir.
O diâmetro aparente do Sol varia ligeiramente, em resultado da forma elíptica da órbita da Terra. O diâmetro aparente da Lua varia um pouco mais do que o diâmetro aparente do Sol, também devido à forma elíptica da órbita da Lua, mas esta órbita é mais excêntrica do que a órbita da Terra em torno so Sol.
Estas pequenas variações nas distâncias Terra-Lua e Terra-Sol vão traduzir-se por diferenças nos diâmetros aparentes com que, da Terra, vemos a Lua (variação de 14% do seu diâmetro aparente) e o Sol (variação de 3,3%). Se um eclipse do Sol ocorrer com a Lua no apogeu (ou quase no apogeu), ela vai aparecer mais pequena e não conseguirá ocultar totalmente o Sol, mesmo que (para o observador terrestre) ela passe centrada com o Sol.
Mais informação em: http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/16
** É possível fazer uma experiência simples e reveladora. Se olharmos para uma pequena bola de 5 cm de diâmetro, a um metro do olho, e para outra bola de 20 cm de diâmetro, colocada 4 metros do olho, veremos que as duas mostram o mesmo diâmetro aparente. Colocando a bola pequena alinhada com a grande, mantendo as distâncias referidas, veremos que a bola pequena cobre exactamente a bola grande.
Guilherme de Almeida
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos