+2 votos
778 visitas
em Astronáutica por Astrónomo Amador (2.5k pontos)
editado por

Afinal o que aconteceu ao módulo Philae? Pelo que percebi ficou estacionado num local onde recebe pouca luz solar. Presumindo eu, que um cometa tem uma orbita irregular, não poderá o módulo voltar a carregar? Ou está perdido irremediavelmente?

1 Resposta

+1 voto
por Super-Nova (15.3k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
De momento, a sonda Philae está em "suspensão". Os sistemas foram desligados porque a bateria descarregou. A posição em que a Philae ficou depois de ter ressaltado quando os arpões não dispararam, impediu que as células fotovoltaicas recarregassem as baterias convenientemente (a sonda só tinha acesso a 1.5 horas de luz solar por cada 12 horas do dia do cometa). Já desde 15 de Novembro que se perdeu o contacto com a sonda.

Contudo, espera-se que, à medida que o cometa se aproxima do Sol, as baterias carreguem o suficiente para reactivar a Philae. Penso que se espera que por volta de 15 de Agosto a sonda possa ser reactivada, mas não existem certezas. De qualquer das formas, a Philae conseguiu transmitir toda a informação que recolheu enquanto esteve activa, pelo que a missão foi um sucesso, nesse aspecto (parece que, por exemplo, ao contrário do que se esperava, a superficie do cometa não era "mole" mas sim dura que nem pedra, o que dificultou o funcionamento das brocas).

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...