Como observar Vénus com binóculos.

+3 votos
1,133 visitas
perguntou Mar 16, 2015 em Observações Astronómicas por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
recategorizado Abr 10, 2015 por Administrador

Tenho tentado, por várias vezes observar Vénus, mas sem grande sucesso.Normalmente aguardo pelo final do dia e quando o planeta se encontra ainda alto a poente aponto os binóculos (Celestron 10x50 ge).

Surge então aquele grande espigão de luz que vou reduzindo com a focagem. Infelizmente nunca consigo ver qualquer forma (fase). Li um pouco sobre o planeta e percebi que o reflexo da luz solar é tão grande que se torna dificil para um observador na terra perceber a fase em que se encontra. Contudo, leio também que com uns bons binóculos é possivel ver essas formas.

O que gostaria de perguntar era o seguinte: há uma altura do ano melhor para se ver o planeta? Vale a pena reduzir o tamanho das objetivas ? (usando aquela artimanha dos cartões colados...) Ontem, até usei o tripé , mas o resultado ainda foi pior já a posição em q estava a espreitar não era muito boa a comecei a ver o planeta a duplicar-se de cada vez que olhava.

Alguma sugestão? Obrigado a todos

  

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 17, 2015 por Guilherme de Almeida Super-Nova (24,440 pontos)
editado Abr 10, 2015 por Administrador
 
Melhor resposta

O tamanho aparente de Vénus, visto da Terra, varia entre 10 segundos de arco (10") e 64". Isso depende, naturalmente das posições de Vénus e da Terra nas suas órbitas, no  momento em que se faz a observação.

Só terá sucesso a observar a fases de Vénus, com um binóculo, se for pouco antes da conjunção inferior ou pouco depois da conjunção inferior. O "pouco" significa aqui dumas duas semanas. E na conjunção inferior  inferior Vénus passa entre a Terra e o Sol, não sendo visível e é aqí que estará mais perto da Terra. Não sendo visível na conjunção inferior, é por isso que digo pouco antes (o planeta é visto como "estrela da tarde") ou então pouco depois (o planeta a aparecer como estrela da manhã). 

Fora destas ocasiões favoráveis, o tamanho aparente de Vénus é demasiado pequeno para apreciar num binóculo há luz a mais e a gora quase redonda também não facilita.

Escolha por isso uma ocasião em que o planeta esteja muito brilhante, enquanto estrela da tarde e verá que, de dia para dia o planeta estará cada vez mais baixo quando o Sol se põe e começa o crepúsculo vespertino Acompanhe-o aí, tarde a tarde, e veja as variações: Vénus aparecerá como uma pequena unha cortada num corta-unhas (relativamente pequeno visto no binóculo, mas mesmo assim inconfundível e espectacular), e cada vez maior  (e a "unha mais fininha") tarde a tarde, até que o seu ocaso será muito perto do ocaso solar e deixará de ver o planeta. Comece a observar de cada vez que o Sol já se pôs e o céu esteja azul -escuro, de modo a poder detectar o planeta no céu a olho nu. Nessa fase de "unha fininha", além de ter diâmetro aparente muito maior, é também menos brilhante, o que facilita as observações, evitando o excesso de luz.

Há que persistir e acompanhar estas variações, sempre fascinantes.

NB--Enquanto "estrela da manhã", quando  detectar Vénus terá de ser baixo (<20º)  em relação ao horizonte pouco antes do Sol nascer, para que o seu tamanho aparente seja grande. Depois disso, cada vez se verá mais alto, em relação ao Sol, e cada vez menor por se estar a afastar.

 

comentou Mar 18, 2015 por Agnelo Moreira AstroNovato (820 pontos)
Obrigado Guilherme.

Vou tentar observar Vénus durante os próximos dias. Infelizmente ainda não vi qualquer fase de todas as observações que fiz. Há sempre demasiado reflexo de luz e não vislumbro qualquer forma ( mesmo observando antes do anoitecer)

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

146 perguntas

186 respostas

157 comentários

174 utilizadores

Partilhar Questão

Contador de Visitas
...