+3 votos
10.6k visitas
em Sistema Solar por Astrónomo Avançado (9.3k pontos)
recategorizado por
Tem o planeta Júpiter algum tipo de superfície? Ou seja, poderá alguma nave espacial aterrar em Júpiter?

1 Resposta

0 votos
por Astrónomo Amador (2.8k pontos)
 
Melhor resposta

Júpiter não possui uma superfície sólida pelo que nenhuma nave poderá aterrar efectivamente na sua superfície. O que vemos da Terra (por ex. por telescópios) é a sua atmosfera, que por sinal é a maior atmosfera planetária do Sistema Solar.

por (100 pontos)
Sei que Júpiter não tem superfície como planetas rochosos... mais tenho uma dúvida:

Por ser um gigante, acredito que Júpiter já tenha atraído e engolido muitos tipos diferentes de corpos celestes...  o que será que acontece com todo este material? será que estão a compor um "pequeno núcleo" ou simplesmente eles viram gás??? (desculpem pela pergunta mas sempre me fiz esta pergunta!)
por Stardust (260 pontos)
A superfície  de Júpiter é liquida, um Oceano universal de hidrogênio liquido sob altíssima pressão com cerca de 50000 km de profundidade. Sua atmosfera apresenta em pontos da superfície uma pressão 3 milhões de vezes maior que a terrestre.
por
Muito obrigado!
por Stardust (440 pontos)
Essa altíssima pressão não seria responsável por, algures a meio caminho do núcleo, a posterior passagem a um estado sólido destes gases liquidos ? (Sem a necessidade da existencia de elementos mais pesados)
por Astrónomo Amador (2.5k pontos)
Júpiter provavelmente tem um núcleo de material rochoso com cerca de 10 a 16 massas da Terra. No entanto, é apenas teórico, acompanhado por algumas simulações que o tendem a confirmar.
por AstroCurioso (1.6k pontos)
Aqui na Terra os tornados formados no mar perdem força quando chegam à terra. No século XVI Galileu com o seu telescópio observou uma tempestade em Jupiter. Ainda hoje, quase 500 anos depois observamos essa tempestade, pelo facto neste planeta não ser rochoso.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...