+3 votos
281 visitas
em Diversos por AstroCurioso (2.2k pontos)
Tem vindo a aparecer no mercado alguns smartphones com zooms impressionantes, e esta semana saiu um com uns incríveis 120x.

Suponho que este zoom não seja um zoom "real" pois certamente não estão suportados em componentes ópticos mas sim no cropping da gigantesca imagem. Estarei certo nesta afirmação?

1 Resposta

+1 voto
por Galáctico (34.1k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Boa tarde,

Pelos mesmos motivos de interesse, fui ver esses modelos e experimentá-los nas lojas que vendem esse equipamento. Usei como teste o que se via do lado de fora da loja, num centro comercial. Experimentei os modelos com zoom de 30x e e de 100x.
Pelo que vi nos meus testes, esses zooms anunciados são uma combinação de zoom verdadeiro (óptico) e de zoom digital (por crop de imagem). Até 12x o zoom é puramente óptico; continuando a fazer zoom, entra em acção um zoom digital, que pode ir até 2,5x, dando como resultado 12x2,5=30x. Isto no modelo de 30x.
No modelo de 100x, o zoom óptico ia um pouco mais longe, creio que até 20x e daí para a frente era zoom digital. Em ambos os telemóveis o sistema anuncia quando é que o zoom digital entra em acção, o que permite, para quem quiser, só fazer uso do zoom óptico.

E as conclusões? No campo de acção do zoom óptico, os resultados são bons, mas é preciso (nos zooms longos) ter o telemóvel bem firme porque fica muito sensível às tremuras das mãos do utilizador (como acontece num binóculo de grande amplificação). E a imagem fica um bocado mais escura à medida que se puxa o zoom óptico.
Quando o zoom digital entra em acção, se só se usar um pouco, a imagem ainda é razoável. Puxando o zoom digital a fundo, a imagem é medíocre e com ruído. Não gostei neste último caso.
Foi isto que vi...

Guilherme de Almeida
Endereço da minha página Internet: https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...