+3 votos
388 visitas
em Acessórios de Telescópios por (150 pontos)
Possuo um Celestron StarSense Explorer LT 127mm, qual a melhor ocular para ver os planetas, e ele é um bom telescópio?

1 Resposta

0 votos
por Galáctico (34.1k pontos)
editado por

Embora não tenha indicado a relação focal ou a distância focal desse telescópio, nem sequer o preço, o que facilitaria, uma pesquisa rápida revelou que é  f/7.87 e f= 1000 mm.

Poderá ser, face ao seu preço, um  telescópio satisfatório para muitos utilizadores.

Dentro de um preço não proibitivo, as oculares de Plossl (de boa qualidade construtiva) fazem bom serviço. Abaixo de 9 mm de distância focal , estas oculares obrigam a colocar o olho muito perto da lente traseira, o que é desconfortável, pelo que poderá ser vantajoso usar uma lente de Barlow. Ou oculares de  pupila de saída afastada (designadas LER, de Long Eye Relief), que são confortáveis de usar mesmo com distâncias focais muito pequenas. A escolha de oculares deve ter em conta a relação custo/beneficio, pois não quer certamente comprar oculares que custam mais caro do que o telescópio todo (o dobro ou mais...).

A melhor ocular, pode não compensar nesse telescópio. Por exemplo, uma ocular Takahashi LER de f=5 mm custa mais de 200 euros. Compensa? Só o utilizador o dirá. Mas  já tem um preço praticamente igual ao do telescópio...

A observação de planetas exige alguma amplificação, mas o abuso dela dará piores imagens. Como critério, 120x é um bom valor de regra geral para um telescópio como o seu.

Um telescópio de 127 mm de abertura numa linha de custo efectivo, não dará geralmente boas imagens planetárias acima de 200x. A amplificação de 300x poderá ser um argumento de venda. E nem sempre é possível obter boas imagens, mesmo a 200x, se a turbulência atmosférica estiver elevada.

Em algumas noites (que não são tão poucas como parece), as imagens não se conseguem focar, ondulam, estremecem, parece que tudo está em ebulição. Não é culpa do telescópio. Tente em outra noite. Evite observar planetas que estejam a menos de 35º de altura. Abaixo dos 30º a turbulência é mais  alta. O problema é que, nas latitudes de Portugal,  Júpiter e Saturno, nestas épocas, não se elevam muito no horizonte.

Boas observações.

Guilherme de Almeida

https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos
http://bit.ly/galmeida (short URL)
https://www.platanoeditora.pt/?q=N/SEARCHBOOKS/861&sType=AUTHORID&maid=292
https://www.wook.pt/autor/guilherme-de-almeida/5235
http://www.bertrand.pt/autores/autor?id=5235

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...