+2 votos
457 visitas
em Telescópios por (170 pontos)
Boa dia! Alguém pode me ajudar em um projeto de telescópio de 210mm? Não sei absolutamente nada.

Segundo vídeo do professor Paulo Cacella, ele gosta dos telescópios acima de 200mm, assim por falta de experiência quero seguir tal opinião.

Como estava pensando na montagem de um 180mm, parei minha intenção e quero me focar em um de 210mm. Para isso, necessito das mais "simples" informações, ou seja, tamanho do tubo em geral (comprimento x diâmetro), enfim algum projeto. Só acho projeto do 180mm.

1 Resposta

0 votos
por Galáctico (34.1k pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Boa tarde,

O livro clássico "La Construction d'un Télescope d'Amateur", de Jean Texereau, está online, de acesso grátis, em pdf. Pode ser "baixado" (download) como obra completa ou capítulo a capítulo. Tudo explicado passo a passo.

Porém, nos tempos actuais, construir já não é economicanente vantajoso face a comprar feito. Tempo consumido, encontrar materiais e componentes, ferramentas, voltas e percursos de loja em loja, portes, sai mais caro. Para mais, certos produtos, como os carborunduns, normalmente só se vendem em quantidades que no mínimo dariam para fazer 10 a 14 espelhos (1 kg ou mais, de cada granulação). As sobras são grandes e pesam no custo...

Mas o livro tem magníficos ensinamentos. Pode encontrá-lo aqui:

http://www.astrosurf.com/texereau

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

190 perguntas

247 respostas

215 comentários

2.8k usuários

Contador de Visitas
...