em Diversos por AstroCurioso (2.2k pontos)
recategorizado por

Esta semana foi fértil sobre a estranha descoberta na estrela KIC 8462852 observada pelo Kepler.

Na falta de explicações satisfatórias, parece haver "estudos" que sugerem que, em vez de fenómenos naturais as variações estranhas detectadas pelo Kepler podem ter sido provocadas pela passagem de uma megaestrutura criada por uma civilização alienígena diante da KIC 8462852.

Haverá alguma vez (ou seja, brevemente) forma de provar que isto é uma grande treta ou uma verdadeira possibilidade?

por Astrónomo Amador (2.8k pontos)

por Super-Nova (15.3k pontos)
selecionada por

Bom, para dizer a verdade de momento não podemos dizer, com toda a certeza, qual das hipóteses para a estranheza da KIC 8462852 está certa.

O grande mistério desta estrela é que a sua luminosidade varia a fracções que chegam até aos 20% da sua luminosidade total o que parece indicar que alguma coisa está a passar lá a frente e a bloquear a luz. Mas existem varias hipóteses e algumas mais prováveis do que uma espécie alienígena inteligente:

• Pode ser um disco proto-planetário, cheio de pedras e pó, que bloqueia fracções diferentes da luz consoante a sua orientação entre a estrela e nós, observadores.
  • Pode ser uma colecção de planetas gasosos com aneis que bloqueiem a luz. Alguns planetas têm sistemas de anéis prodigiosos (veja aqui esta noticia, por exemplo)
  • Pode ser apernas a estrela que está a ejectar massa para fora dela e este gás, uma vez expulso, pode bloquear a luz vinda do astro.
  • Pode ser um sistema solar onde colisões catastróficas tenham reduzido os planetas a cinzas, que bloqueiam a luz (algo que aconteceu no nosso próprio Sistema Solar - a nossa Lua poderá ter sido formada a partir de um choque entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte).
  • Ou pode ser uma Nuvem de Oort, um massa de cometas em redor da estrela que bloqueia a luz de forma irregular.

Também pode ser uma civilização alienígena que tenha construido uma esfera de Dyson (uma estrutura teórica que envolve a estrela e recolhe toda a sua luz e a transforma em  energia para ser utilizada pela civilizaçao). Mas as respostas mais prováveis são uma das duas ultimas mencionadas nos pontos acima. Claro que ainda nao temos certezas e todas as hipóteses estão em aberto mas, como nos diz a Navalha de Ockham, entre duas teorias, a mais simples é provavelmente a mais correcta (porque envolve menos assumpções e, portanto, menos incertezas naquilo que estudamos)...

Veja aqui para uma discussão mais profunda deste problema (se o inglês não for incómodo).

por AstroCurioso (2.2k pontos)
Obrigado pela resposta. Ainda, segundo li algures o disco protoplanetario seria impossivel ou mesmo muito dificil de ser por causa da idade da estrela, por isso estarem a por as outras hipoteses de lado. Há aqui alguma verdade?
por Super-Nova (15.3k pontos)
A estrela não parece, de facto, ser nova. Contudo, tenha em atenção que isso apenas torna implausível a hipótese do disco de acreçao ou protoplanetario. Não invalida as hipóteses de das colisões nem da nuvem de Oort, por exemplo (o nosso Sistem Solar tem uma, muito provavelmente, e já tem 4,5 mil milhões de anos) - que são as que poderão ser as mais plausíveis.