Em geral, acontece que o afastamento da pupila de saída (*) é maior nas oculares de maior distância focal (ou seja, nas oculares de menor amplificação). Há excepções, que têm a ver com o tipo (fórmula óptica) da ocular. A posição adequada do olho é mais difícil de conseguir (por utilizadores inexperientes) nas oculares de maior distância focal, que têm um afastamento maior da pupila de saída, podendo este afastamento superar os 28 mm. Se o olho for colocado demasiado perto destas oculares, o observador pode não ver nada. A borracha cumpre três funções:
1. Assegurar que o olho, encostando a sobrancelha à borracha, fica à distância correcta, evitando estar a experimentar várias distâncias, estabilizando a posição e centragem do olho em relação à ocular. A observação torna-se mais confortável.
2. Evitar a entrada de luz oblíqua parasita, vinda do ambiente onde o observador se encontra, e que pode prejudicar a qualidade da observação.
3. Preparação para os observadores que usam óculos e não podem aproximar tanto o olho da ocular, caso em que a borracha pode ser revirada para baixo, permitindo maior aproximação do olho, dado que as lentes dos óculos criam um espaço adicional entre elas e os olhos (esse espaço adicional tem de ser compensado, permitido que as lentes dos óculos possam ir mais à frente, para mais perto da ocular).
Nas oculares de menor distância focal (são as que permitem maiores amplificações), o afastamento da pupila de saída é (em geral) menor do que nas de maior distância focal. O olho, em alguns casos, acaba por ficar quase encostado à primeira lente da ocular, por exemplo a 4 mm a 6 mm. Nesses casos, a borracha poderia atrapalhar a colocação do olho. E nem todos os observadores conseguem colocar o olho tão perto, com as pestanas quase a tocar na última superfície óptica da ocular. Oculares com afastamento da pupila de saída inferior a 8 mm são de uso mais crítico.
Note-se que nas oculares de alto preço, é possível obter pequenas distâncias focais com grandes afastamentos da pupila de saída. E nestes casos, até as oculares de curta distância focal incluem borracha.
Algumas oculares de alto preço trazem um sistema de rosca que permite ajustar a altura do olhal de borracha, o que permite maior comodidade, regulação pessoal e conforto do observador.
Por último, a existência do olhal de borracha não é um indicador de qualidade da ocular. Há oculares caras sem borracha e há oculares da gama de entrada, que têm olhal de borracha.
________________
(*) O afastamento da pupila de saída (em inglês: eye relief) é a distância entre a posição adequada do olho e a lente da ocular que lhe fica mais próxima. Refere-se aqui a "lente mais próxima" porque uma ocular é sempre constituída por várias lentes e estamos a falar da que, nesse conjunto fica mais perto do olho do observador.
Mais informações sobre as oculares e muitos outros aspectos da óptica instrumental para astronomia podem encontrar-se em:
http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/15
O índice completo em:
http://www.astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf
Guilherme de Almeida
https://galmeida50.wixsite.com/artigosediversos