Boa tarde,
Agradeço a clarificação da formulação da sua pergunta.
1. Creio que haverá algum engano no meio disto tudo. Uma objectiva apocromática de 300 mm de diâmetro custaria mais de 45 000 euros, mesmo sendo "made in China". Para não falar do peso, mais de 30 kg, só a objectiva. Será sensato confirmar se estamos a falar de milímetros de diâmetro. E certificar-se que aquilo em que está a pensar é o mesmo que o fabricante está a pensar(1).
2. Supondo que arranjava essa lente, precisaria de uma montagem equatorial igualmente pesadíssima, e a custar de mais de 20 000 euros para poder suportar firmemente um tubo pesadíssimo. Estamos a falar de um tubo (com óptica montada) de mais de 60 kg... Vendo bem, um tubo com enorme momento de inércia em relação aos eixos da montagem.
3. Para fotografar planetas é de toda a conveniência que a relação focal seja maior do que f/10. A maior parte dos astrofotógrafos de planetas emprega sistemas que, com manipulação óptica, por exemplo lentes de Barlow, ou Powermates, ficam a funcionar a f/20 a f/35. As oculares comerciais são montadas em tubos de 1,25" de diâmetro (31,75 mm), ou em 2" (50,8 mm). Como fala de uma distância focal nativa de 3000 mm, para obter 300 x precisaria de uma ocular de 10 mm de diâmetro, que normalmente está montada em tubo de 31,75 mm de diâmetro (para 100x será f=30 mm). Não há oculares comerciais acima de 2". Em observatórios havia oculares de 3" = (76 mm de diâmetro) e de 4" (102 mm de diâmetro, mas isso além de custar milhares de euros, e de ter peso enorme ((mais de 3 kg por ocular), apenas se usava em oculares de muito longa distância focal, digamos, acima de 100 mm de focal (trata-se de oculares históricas). Para oculares de distâncias focais correntes ( 2,5 mm a 55 mm), são em tubos de 1,25" e, nos maiores valores de f, em tubo de 2" de diâmetro.
4. Seja como for, se pretende fazer fotografia afocal, usando a ocular em conjunto com a objectiva da câmara, essa ocular tem de ter pupila de saída bastante afastada (pelo menos 20 mm), para não ter de encostar a frente da objectiva da câmara à lente traseira da ocular. Na observação visual, com o olho na ocular, o problema é muito menos crítico, mas em astrofotografia planetária é um problema real .
Na astrofotografia, para evitar oculares de distância focal excessivamente curta pode usar uma boa lente de Barlow ou uma Powermate. Com um destes sistemas, de 2x, pode obter os efeitos de uma ocular de 15 mm de focal usando uma de 30 mm. ou que dá mais espaço de manobra e facilidade astrofotográfica.
5. Continuando a supor que ia usar mesmo essa lente objectiva, precisaria de um anel adaptador, com rosca externa de 77 mm (rosca-filtro), sendo esse anel acoplado a uma ocular ou a um porta-oculares tradicional, fazendo a transição entre os 77 mm de diâmetro a a ocular. Normalmente, em componentes pesados, as uniões roscadas são preferíveis às uniões por aperto de parafuso. Mas essa camara é pesada e seria preferíveel umsuporte fixado ao porta-oculares,que segurasse a câmara pela rosca de tripé,alinhando-a e posicionando-a correctamente em relação à ocular. Será largamente preferível (em vez dessa câmara) usar uma ccd autónoma, que pesa quase o mesmo que uma pequena ocular, a trabalhar sem objectiva própria. O alongamento da distância focal, necessário a uma boa escala da foto pode assegurar-se com uma Powermate de 2,5× (obtendo f= 2,5×3000=7500 mm) ou mesmo se 5× (obtendo f=15000 mm). A imagem final forma-se directamente no chip do ccd. Para a Lua não precisa tanto, pois a imagem da Lua, com f=3000 mm terá logo 27,1 mm de diâmetro no plano focal. Os alongamentos de focal só serão necessários para fazer imagens de pormenor. Mas há que ter cuidado com a turbulência atmisférica, tanto a fotografar a Lua como os planetas...
6. Dadas as circunstâncias, sugiro que confirme o "produto" que se propõe adquirir...
Pelos preços que estão em causa, pode comprar um telescópio de sonho, incluindo montagem equatorial de alto nível...
...........
(1) Mesmo a LZOS, fábrica de grande renome em objectivas apocromáticas, só as faz até 510 mm, ficando o OTA (Optical Tube Assembly) por uns colossais 495 000 euros.
https://www.apm-telescopes.de/en/telescopes/refracting-telescopes-ota/apochromates/apm-lzos-telescope-apo-refractor-510-6500-cnc.html
GA