Esparguetificação e fuga a atração gravitacional de um buraco negro são coisas que dependem da distancia a que se esta do buraco negro (e da massa deste).
A Esparguetificação acontece em situações onde o campo gravitacional e' não apenas muito forte, mas com grandes variações de um ponto para o outro (na direcção radial do objecto responsável pela gravidade). Acontece porque, no caso de um hipotético astronauta a mergulhar de cabeça num buraco negro, por exemplo, a força da gravidade na cabeça e' muito mais forte do que nos pés do sujeito, o que força o nosso astronauta a "esticar".
Evitar Esparguetificação e' então apenas uma questão de evitar a area em redor do buraco negro onde o campo gravitacional e' suficientemente forte para o efeito ocorrer (depende da massa do buraco negro). Não e' uma questão de velocidade, ja que a gravidade exercida pelo buraco negro e' independente da velocidade do objecto que se aproxima dele.
O proprio acto the "ultrapassar" o buraco negro depende da distancia a que estamos dele. Se substituíssemos instantaneamente o Sol por um buraco negro da mesma massa, gravitacionalmente não notaríamos qualquer diferença. Haveriam algumas complicações, como o facto de 8 minutos mais tarde deixarmos de ter luz, mas em termos de gravidade todo o Sistema Solar continuaria como se fosse ainda o Sol que estivesse no sitio. Contudo, se se aproximamos demasiado de um buraco negro, corremos o risco de cair no horizonte de eventos. Esta e' "fronteira", que depende também da massa do buraco negro, para alem da qual a luz não pode escapar a gravidade do buraco negro porque a velocidade requerida para isso (velocidade de escape) e' superior a velocidade da luz (mais ou menos 300 000 km/s).
Como nada pode viajar mais rápido que a luz, para la de um horizonte de eventos nada pode escapar a um buraco negro.