+4 votos
132 visitas
em Diversos por (160 pontos)
editado por
Olá, eu sei que é uma dúvida "tosca", porém eu moro longe do trabalho e tenho muito tempo para pensar em nada no ônibus rsrs.

Aí veio a pergunta, será que em algum momento após a expansão do universo, quando a temperatura começou a abaixar, e aquela sopa cósmica de partículas começou a formar elementos químicos, os blocos de construção da vida não poderiam ter surgido?

Assumindo que a terra é completamente cheia de formas de vida incrivelmente diferentes, na minha opinião é um boa hipótese, posso estar errado mas sempre ouvi dizer que a vida surgiu a partir de uma única célula em todo o planeta!

Mas é se, ao invés de um química específica, a vida fosse surgir pois os blocos de construção já estava lá desde a expansão do universo!?

Esses blocos de construção teriam diferenças! E esse é o motivo de tanta vida diferente no planeta!

E só uma dúvida, eu sei que e coisa de doido, mas isso fica na mente sabe, e eu queria tanto saber dizer de fato.

E lembrei de outra, sabe os quaks!?

Então eles tem a incrível capacidade de aparecer e desaparecer.

Dizem que o quarks podem atravessar universos, mas eu só acredito que tenha a habilidade de mudar seu estado de massa para energia.

1 Resposta

0 votos
por Super-Nova (15.3k pontos)
Os blocos de construção da vida, as biomoleculas, são formadas com relativa facilidade por todo o Universo. Encontrado-las em nebulosas planetárias, e as estrelas conseguem produzi-las com facilidade.

A origem da vida na Terra e' um topico ainda bastante contestado, no sentido em que varias hipóteses foram avançadas e são igualmente possíveis de acontecer. Temos, por exemplo, o conceito de abiogenese, em que as moléculas orgânicas são formadas a partir de componentes inorgânicos devido as condições extremas da Terra apos a sua formação (química prebiotica). A experiência de Miller-Urey simulou as condições da Terra primordial e conseguiu criar moléculas orgânicas a partir de outros componentes (pensa-se que relâmpagos na atmosfera tenham acelerado o processo).

Outra possibilidade e' o conceito de Panspermia, em que as moléculas biológicas ou mesmo organismos simples tenham chegado a Terra a partir de cometas ou asteroides que tenham embatido no planeta ao longo do tempo e, dessa forma, colonizado a Terra. Se isto se verificar, então somos todos descendentes de imigrantes. Os próprios humanos são culpados de promover Panspermia, uma vez que as nossas sondas e satélites terão provavelmente levado com elas, inadvertidamente, micróbios que poderão um dia colonizar outro planeta.

O proprio po encontrado no espaço pode conter moléculas biológicas (as chamadas PAH - hidrocarbonatos aromáticos policiclicos), que se terão formado tao cedo como nos momentos imediatamente a seguir ao Big Bang, quando as primeiras estrelas começaram a transformação de hidrogênio e hélio em elementos mais pesados. Sao bastante usadas na procura de exoplanetas (embora a sua descoberta não implique necessariamente a existência de vida).

Muito provavelmente, a razão para origem da Vida na Terra sera não apenas uma destas hipóteses, mas uma mistura de todas elas, trabalhando em conjunto.

Ja as diferentes formas de vida encontradas na Terra sao um tema bastante bem explicado pela Biologia e pela teoria da evolução propostas por Charles Darwin e Alfred Wallace (e depois expandida e melhorada pelas gerações de cientistas que os seguiram), mas esse tema em particular cai fora da area da Astronomia e das ciências do espaço.

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

187 perguntas

241 respostas

208 comentários

2.2k usuários

Contador de Visitas
...