+4 votos
405 visitas
em Observações Astronómicas por Stardust (270 pontos)
Segundo o modelo aceito, todos os 'objetos' cósmigos se afastam de nós de acordo com a Lei de Hubble. Isto é, não existe uma velocidade de afastamento única, mas dependente da distância entre nós e o objeto observado.

Entretanto, há uma distância média de um objeto vizinho a outro, tirando-se um instantâneo do universo observável?

1 Resposta

0 votos
por Galáctico (33.9k pontos)
editado por
 
Melhor resposta
Boa noite,

Para distâncias "pequenas", a dinâmica local mascara, sobrepõe-se de forma dominante e até contraria a expansão de Hubble. Para efeitos cosmológicos, cinco milhões de anos-luz é uma distância pequena... A galáxia de Andrómeda (a aprox. 2, 3 milhões de anos-luz) aproxima-se da Via Láctea, porque a velocidade de recessão para estas distâncias é muito inferior às velocidades da dinâmica de interacção num mesmo grupo de galáxias.

As galáxias distribuem-se em grupos (enxames), os enxames estão mais afastados uns dos outros do que as galáxias de um mesmo enxame. E por sua vez os enxames de galáxias estruturam-se em superenxames de galáxias e estes formam megaestruturas ainda muito maiores.  Por isso mesmo há variados níveis de distâncias entre galáxias.

Dentro de um mesmo grupo, por exemplo, o Grupo Local, a que pertence a Via Láctea, a galáxia de Andrómeda e várias outras, num total de cerca de 40 galáxias, a distância média (entre galáxias) é, grosso modo, de cerca de 20 diâmetros galácticos. Se imaginar cada galáxia representada por um disco DVD (12 cm de diâmetro), a distância média entre galáxias vizinhas, dentro do mesmo grupo, nessa mesma escala, andaria por volta de

 20x12 cm=240 cm=2,40 m.

Guilherme de Almeida

Bem-vindo ao Astronomia Q&A, lugar onde poderá perguntar e receber respostas de outros membros da comunidade.

Para profissionais e amadores nos campos da astronomia, astrofísica, astronomia e astrofísica teórica, astronomia observacional, astronomia solar, ciências planetárias, astronomia estelar, astronomia galáctica e extra-galáctica, cosmologia, astrobiologia entre muitas outras.



Antes de doar leia o nosso comunicado

186 perguntas

240 respostas

208 comentários

2.1k usuários

Contador de Visitas
...