Boa noite,
Para distâncias "pequenas", a dinâmica local mascara, sobrepõe-se de forma dominante e até contraria a expansão de Hubble. Para efeitos cosmológicos, cinco milhões de anos-luz é uma distância pequena... A galáxia de Andrómeda (a aprox. 2, 3 milhões de anos-luz) aproxima-se da Via Láctea, porque a velocidade de recessão para estas distâncias é muito inferior às velocidades da dinâmica de interacção num mesmo grupo de galáxias.
As galáxias distribuem-se em grupos (enxames), os enxames estão mais afastados uns dos outros do que as galáxias de um mesmo enxame. E por sua vez os enxames de galáxias estruturam-se em superenxames de galáxias e estes formam megaestruturas ainda muito maiores. Por isso mesmo há variados níveis de distâncias entre galáxias.
Dentro de um mesmo grupo, por exemplo, o Grupo Local, a que pertence a Via Láctea, a galáxia de Andrómeda e várias outras, num total de cerca de 40 galáxias, a distância média (entre galáxias) é, grosso modo, de cerca de 20 diâmetros galácticos. Se imaginar cada galáxia representada por um disco DVD (12 cm de diâmetro), a distância média entre galáxias vizinhas, dentro do mesmo grupo, nessa mesma escala, andaria por volta de
20x12 cm=240 cm=2,40 m.
Guilherme de Almeida